sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como configurar aplicação web Genexus XEV2 Upgrade 4 para executar em framework 4 de 64 bits no IIS 7 com modo de pipeline integrado

Após um longo e tenebroso inverno ... o GUG volta a ser alimentado com uma dica muito interessante para os nosso amigos "Genexianos". Se você trabalha com o trio Genexus + .Net + IIS a dica abaixo é pra você.



Configuração para executar aplicação web Genexus no IIS 7 com modo de pipeline integrado e rodando framework v4  (ASP.NET 4.0.30319)  de 64 bits.


Versão do Windows utilizado: 7 Home Premium.
Versão do Genexus utilizado: X  Evolution 2 Upgrade#4 build 71676.


Se o framework v4 foi instalado após a instalação do IIS, será necessário registrar o ASP.NET <4 .0.30319=""> para que o servidor IIS reconheça-o. Instrução para registrar o framework v4:



Se o framework v4 foi instalado antes do IIS, a instrução acima pode ser ignorada.

Nas configurações do gerador .Net em seu Environment, será importante configurar as propriedades Compiler flags e Compiler Path. A propriedade IIS Version já vem por default com o valor IIS 7, não precisa ser modificada.

Na propriedade Compiler flags informe a literal: /platform:anycpu



 
Segundo a Microsoft, a instrução /platform:anycpu em Windows de 64 bits produz:


Executáveis compilados com /platform:anycpu executará em modo 64 bits. DLLs compiladas com /platform:anycpu executará no mesmo modo do IIS (64 bits no caso do IIS 7 alvo de nossa explicação).


Na propriedade Compiler Path informe a localização do compilador (csc.exe) do framework v4 de 64 bits.



Quando é feita alteração da propriedade Compiler Path é importante ser executado o Rebuild All para que Genexus entenda a modificação.


No IIS é importante configurar corretamente o pool de aplicativo selecionando a opção ASP.NET V4.0 Integrated. Veja na figura abaixo como deve ser feita a configuração.



Pronto! Aplicação configurada! Se você não obteve erro nas etapas anteriores sua aplicação estará rodando no browser como o meu exemplo abaixo.


 

Nenhum comentário: