sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Instalando GeneXus 9 no Win 7 x64

Gostaria de compartilhar uma dica muito interessante.

Recentemente na empresa onde estou atuando, adquirimos alguns notebook arquitetura x64 com Windows 7. Tudo transcorria muito bem até que após instalado o GeneXus 9 resolvi criar uma KB para fazer alguns testes.

Na criação da KB não houve problema algum. Mas, no momento de configurar o modelo de protótipo, precisamente na etapa 4 de 5, eis que surge a seguinte tela de erro:

Clique na imagem para ampliar

Pensei, como posso resolver este problema? Pesquisando sobre o erro, descobri que se o modelo for criado de forma manual o problema estaria resolvido.

Porém, como o Wizard de criação de modelo foi feito para facilitar nossa vida, tinha que achar a solução para a questão.

A solução é simples, basta registrarmos alguns executáveis do GeneXus via linha de comando por meio da instrução regasm. As instruções via linha de comando são:

C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727 regasm "C:\Program Files (x86)\Artech\GeneXus\GeneXus90\gxthemeditor.exe"

C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727 regasm "C:\Program Files (x86)\Artech\GeneXus\GeneXus90\wizardnewmodel.exe"

C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727 regasm "C:\Program Files (x86)\Artech\GeneXus\GeneXus90\gxwsdlinspector.exe

Mesmo após você ter feito tudo isso e o Wizard de criação de modelo continuar com erro na etapa de configuração do compilador do framework e diretório virtual, execute o arquivo NSetup.exe localizado no diretório de instalação do GeneXus, geralmente o caminho é C:\Program Files (x86)\Artech\GeneXus\GeneXus90\NSetup. Se você não encontrar o NSetup, você deve rodar o CD de instalação do GX e pedir para que ele seja instalado.

Espero que esta dica tenha sido bem útil.

3 comentários:

Genexando disse...

Muito bem Bruno!

gelmax disse...

Vlw Bruno... estava com o mesmo probema em um win 7 32bit ... o procedimento funcionou nele tbem...

José Nelson disse...

Muito obrigado Bruno!

Funcionou perfeitamente!

Detalhe, meu sistema é Windows 8 Professional x64, então essa dica é muito válida para Windows 8 também, podem instalar tranquilamente, galera!

Obrigado mesmo! Vou passar seu blog pra frente até a morte, Bruno!